Por que a cirurgia laparoscópica é convertida?
Por vezes a cirurgia laparoscópica é convertida – isto é, o cirurgião decide converter a cirurgia em laparotomia (incisão da pele maior), as razões podem ser técnicas ou anatómicas, mas têm sempre como desígnio o melhor para o doente.
Qual a laparoscopia?
A laparoscopia pode ser uma cirurgia exploratória quando serve como exame de diagnóstico ou biópsia ou ser uma técnica cirúrgica para tratar alguma doença, como remover um tumor de algum órgão.
Como utilizar a técnica laparoscópica?
A técnica laparoscópica aproveita a tecnologia das fibras óticas com a vídeo-câmara e uma fonte de luz para visualizar as estruturas anatómicas intra abdominais. Para que tal seja possível é necessário criar um espaço intra abdominal com o pneumoperitoneu (através da insuflação de dióxido de carbono dentro da cavidade peritoneal).
Qual a cirurgia laparoscópica avançada?
A cirurgia laparoscópica avançada e principalmente a cirurgia retal laparoscópica são procedimentos de alta complexidade técnica. Uma boa visualização do sítio cirúrgico é um dos critérios mais importantes para que a cirurgia colorretal seja realizada com sucesso, respeitando-se os princípios oncológicos.
https://www.youtube.com/watch?v=ksJp5ifEr-4