O que e HCM no exame de sangue?

O que é HCM no exame de sangue?

HCM ou HGM: a hemoglobina corpuscular média, também conhecida como hemoglobina globular média, é responsável por analisar o peso da hemoglobina presente nas hemácias.

O que significa VCM HCM?

No hemograma, VCM, HCM e RDW são os índices hematimétricos, que servem para avaliar as características das hemácias, também conhecidas como glóbulos vermelhos.

Como calcular VCM hemograma?

VCM: volume corpuscular médio é calculado dividindo-se o hematócrito pelo número de eritrócitos e multiplicando-se por 10. Representa o tamanho médio dos eritrócitos e sua unidade é fentolitros (fL.).

O que é VCM HCM e Chcm?

Os dois valores indicam basicamente a mesma coisa, a quantidade de hemoglobina nas hemácias. Quando as hemácias têm poucas hemoglobinas, elas são ditas hipocrômicas. Quando têm muitas, são hipercrômicas. Assim como o VCM , o HCM e o CHCM também são usados para diferenciar os vários tipos de anemia.

O que é HCM alterado no hemograma?

HCM alta: Quando os valores estão acima de 33 picogramas no adulto, isso indica anemia hipercrômica, alterações da tireóide ou alcoolismo.

Qual o valor normal do HCM?

Hemoglobina Corpuscular Média (HCM): Considera-se normal de 28-34 g/dL de hemácias. < 28 = Hipocromia: Anemia ferropriva; talassemias; > 34 = Hipercromia: Costuma acompanhar macrocitoses.

O que é HCM baixo?

HCM baixa: Quando os valores estão abaixo de 26 picogramas no adulto, isso indica anemia hipocrômica que pode ser causada por anemia ferropriva, devido a falta de ferro, e a talassemia, que é um tipo de anemia genética.

Qual o valor normal do VCM?

Volume Corpuscular Médio (VCM): Considera-se normal de 80-100 fL.

Como calcular o Rdw no hemograma?

Como se calcula o RDW O valor de RDW obtêm-se através da divisão do desvio padrão (DP) pelo volume corpuscular médio (VCM) multiplicado por 100 (RDW = DP / VCM x 100), sendo que o desvio padrão representa o volume dos eritrócitos ou glóbulos vermelhos.

Como calcular o valor do hematócrito?

Atualmente o hematócrito é obtido por aparelhos automatizados. A metodologia automatizada não mede diretamente o hematócrito mas mede o volume da hemácia (eritrócito) ou tamanho médio da hemácia (VCM) e quantifica o número de hemácias no sangue. O hematócrito é obtido então pelo cálculo: Ht=VCM x número de hemácias/10.

O que é VCM no exame de sangue?

O VCM, que significa Volume Corpuscular Médio, é um índice presente no hemograma que indica a média do tamanho das hemácias, que são as células vermelhas do sangue. O valor normal do VCM é entre 80 e 100 fl, podendo variar de acordo com o laboratório.

Como calcular VCM e Chcm?

Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM) A CHCM é calculada pela fórmula: CHCM = Hemoglobina ÷ Hematócrito (ou CHCM = HCM ÷ VCM). Seu valor é expresso em porcentagem (mais comumente utilizada) ou em g/dL de eritrócitos. Valores de referência para adultos: 31 – 36% ou g/dL.