Por que a caatinga é branca?
Ou seja, ela é chamada de “mata branca”, por causa de uma característica muito marcante que ocorre nos períodos de seca: a vegetação torna-se esbranquiçada com a falta de água. A caatinga ocupa cerca de 10% do território do país, sendo que essa área cobre grande parte do Nordeste e um pouco do norte de Minas Gerais.
Qual o relevo da caatinga?
O relevo da caatinga é formado por planícies, serras e chapadas, sendo que estes dois últimos são mais altos e, por isso, ainda possuem um índice de pluviosidade mais regular. No entanto, as nuvens de chuva não ultrapassam esse tipo de relevo, por isso as planícies estão condenadas a longos períodos de seca.
Qual a característica da caatinga?
Outra característica muito importante da caatinga são os rios São Francisco e Parnaíba, os mais importantes da região, pois, sem eles, não haveria vida nesse bioma. Toda a vegetação da caatinga possui adaptações para o clima árido, sendo que a predominância é dada por plantas xerófilas e caducifólias.
Qual o principal problema causado pela caatinga?
O principal problema natural enfrentado pela caatinga é o regime incerto de chuvas, que faz com que vários rios sequem no verão. Já os problemas causados pelos humanos é a intensificação da seca pelo aquecimento global, a desertificação causada pelo fato de tirarem a camada natural de vegetação, que também causa laterização e lixiviação.