O que significa NIC 2?

O que significa NIC 2?

Você tem uma lesão de alto grau no colo uterino, ou NIC 2 ou neoplasia intraepitelial cervical grau 2. É uma lesão provocada pelo HPV de alto risco, oncogênico ou grupo B, um vírus sexualmente transmissível.

O que é lesão intraepitelial escamosa de alto grau NIC 2?

As Lesões Intraepiteliais ou NIC (Neoplasia Intraepitelial Cervical), antigamente conhecida como displasia do colo do útero, são uma condição em que há alterações nas células da superfície do colo.

Qual a relação das proteínas p53 e p16INK4a com o diagnóstico de câncer de colo uterino?

Tsuda et al. 17 observaram que 41,3% dos cânceres invasivos do colo do útero expressavam p16INK4a contra 14,3% das lesões intra-epiteliais escamosas, per- mitindo-lhes concluir que há um aumento de anormalidades da via do Rb (assim, como do p53) com a progressão de lesão intra- epitelial para carcinoma.

O que é lesão de alto grau NIC 2?

Se a desordenação avança 2/3 proximais da membrana estamos diante de uma Neoplasia Intra-epitelial Cervical Grau II (NIC II) – Alto Grau. Na Neoplasia Intra-epitelial Cervical Grau III (NIC III) – Alto Grau, o desarranjo é observado em todas as camadas, sem romper a membrana basal.

Quem tem NIC 2 tem HPV?

Se você tem um NIC II, essa lesão é provocada pelo HPV e pode ser transmitido através do sexo oral. Esse HPV de alto risco ou oncogênico está associado com câncer de orofaringe (boca, língua, palato, faringe, etc), alem de estar relacionado com o câncer de colo uterino, vulva, vagina, ânus e reto.

Como é feita a cirurgia para retirar NIC 2?

A conização pode ser feita utilizando um bisturi (instrumento cirúrgico de corte) ou através de uma técnica chamada CAF (Cirurgia de Alta Frequência), na qual uma área doente pode ser retirada com o mínimo de dano ao órgão, utilizando um fio que conduz energia elétrica de baixa voltagem e alta frequência e que permite …

Qual o tratamento para lesão intraepitelial de alto grau?

O tratamento consiste na realização de uma Colposcopia adequada e excisão da lesão. Em casos selecionados pode ser realizada a ablação da lesão. Após isso, a mulher iniciar um seguimento diferenciado com seu ginecologista, com exames seriados para avaliar se houve ou não recidiva.

Qual a relação da proteína p53 com o câncer?

Por exercer esta função de detecção de alterações no DNA e consequente correção ou morte celular, a proteína p53 é considerada como uma guardiã do genoma, e é um importante elemento na prevenção do desenvolvimento de tumores, sendo seu gene codificador classificado como gene supressor de tumor.

O que ocorre com a proteína p53 envolvida em muitos casos de câncer?

Com a perda da atividade da proteína p53, ocorre a incapacidade das células de efetuar a parada do ciclo celular necessária ao reparo de DNA e a indução da apoptose nas células geneticamente instáveis. Ocorre então a proliferação de clones de células com instabilidade genética e transformação neoplásica.

O que causa NIC 2?

Os graus mais graves da NIC (2 e 3) apresentam uma maior proporção da espessura do epitélio composto de células indiferenciadas. A infecção persistente, provocada por um ou mais dos subtipos oncogênicos de papilomavírus humano (HPV), é uma causa necessária da neoplasia cervical.

Quem tem NIC tem HPV?

Olá. Toda neoplasia intraepitelial cervical ou NIC é uma lesão provocada pelo HPV. Se você tiver um NIC 1 no Papanicolaou, você deverá repetir o exame em 6 meses. Não há a necessidade inicial de colposcopia e biópsia.

Como se contrai NIC 2?

FATORES DE RISCO Atividade sexual antes dos 18 anos. Gravidez antes dos 18 anos. Vício de fumar (diretamente relacionado ao número de cigarros) Infecção por Vírus Papilomavírus Humano (HPV) e o Herpesvírus Tipo II (HSV)

Qual a melhor forma de tratar o câncer de colo do útero?

Moderada – cerca de dois terços do colo do útero foi afetado na NIC Grau II (NIC II). Talvez você precise fazer uma cirurgia para retirar as células anormais. Grave – – neste caso, todo o colo do útero tem lesões que podem evoluir para um câncer. Existem várias formas de tratar a NIC Grau III (NIC III).

Qual o tipo de lesão no colo do seu útero?

O médico encontrou lesões no colo do seu útero durante o exame de papanicolau? Fique atenta, pois você pode estar com Neoplasia Intraepitelial Cervical (NIC). Existem três tipos diferentes e cada um deve ser tratado de uma forma.

Será que o colo do útero vai evoluir?

Geralmente, não precisa de tratamento. Mas é importante o acompanhamento médico para ver se vai evoluir. Moderada – cerca de dois terços do colo do útero foi afetado na NIC Grau II (NIC II). Talvez você precise fazer uma cirurgia para retirar as células anormais.