O que representa as rupturas epistemologicas na visao de Gaston Bachelard?

O que representa as rupturas epistemológicas na visão de Gaston Bachelard?

A história da ciência, afirmou Bachelard, consistiu na formação e no estabelecimento desses obstáculos epistemológicos, e depois na posterior destruição dos obstáculos. Este último estágio é uma ruptura epistemológica – onde um obstáculo inconsciente ao pensamento científico é completamente rompido ou quebrado.

O que significa ruptura e epistemologia?

Anotemos, desde já, que chamaremos «ruptura epistemológica» àquilo que determina o nascimento de uma nova ciência e «corte epistemo- lógico» àquilo que gera uma evolução ou evoluções decisivas na mesma.

Qual é o impacto de uma ruptura epistemológica?

O corte, também dado como ruptura epistemológica, delimitaria e conferiria ao objeto sua objetividade. Assim, a ciência deveria produzir a cada momento de sua história, suas próprias normas de verdade e seus princípios de refutação para tudo aquilo que é por ela for apreendido.

O que é um corte epistemológico do saber?

Corte Epistemológico nada mais é que mudança radical de paradigma. Uma mudança de métodos, conceitos, teorias e princípios. Há mais de um século, nenhuma teoria filosófica foi produzida. O desenvolvimento do ato de pensar, principalmente do humanismo, sofre absurdo desestímulo”.

Qual o conceito apresentado por Bachelard 1996 que representa aspectos que dificultam a compreensão da ciência?

Bachelard denomina de obstáculo epistemológico: entraves que impedem o aluno de compreender o conhecimento científico. Nas palavras de Bachelard (1996, p. 294): “O objeto não pode ser designado como ‘objetivo’ imediato; em outros termos, a marcha para o objeto não é inicialmente objetiva.

O que seria a ciência na visão do racionalista Bachelard?

A epistemologia de Bachelard está no movimento de colocar o problema e não somente em resolvê-lo, isso tudo partindo do princípio de que tudo está aberto. A ciência não passa a existir somente como algo “dado” de imediato, tornando assim cada vez mais abstrata.

O que significa a expressão ruptura?

Ruptura significa rompimento, quebra violenta, interrupção, violação, corte, anulação de um pacto ou um tratado. Ruptura é o ato ou efeito de romper, de violar, de forma brusca, algo que havia sido acordado anteriormente: um contrato, um compromisso, um pacto, um tratado etc.

O que é obstáculo epistêmico?

O obstáculo epistêmico, se refere à estrutura cognitiva do aprendiz, que deriva do nível de operacionalidade da estrutura cognitiva alcançada, quer dizer que ninguém aprende além do que sua estrutura cognitiva permite.

Como são divididas as ciências?

Ciências exatas, humanas e biológicas são as três principais áreas do conhecimento. Enquanto as ciências exatas utilizam a matemática e a lógica para resolver problemas, as humanas estudam a sociedade, o ser humano e os fenômenos sociais.

Como acontece o senso comum dentro da sociedade?

O senso comum é transmitido de geração para geração nas sociedades. Por meio dele, o homem embasa o cotidiano e explica a realidade em que vive. Também expressam a avaliação qualitativa, pois considera os efeitos produzidos nos nossos sentidos e órgãos, bem como nos objetos.

Porque Bachelard afirma que a opinião pensa mal?

Bachelard (2000) afirma que o problema do conhecimento científico deve ser pensado com base na noção de obstáculo. Ainda no campo da noção de rupturas epistemológicas, o autor afirma que a Ciência se opõe à opinião. Em ciência, a opinião está na esfera de outros campos, nada é dado, tudo se constrói.

O que é o racionalismo aplicado?

GASTON BACHELARD, 1884-1962. Na expressão “racionalismo aplicado”, aplicado designa a estrutura dialogada da razão nas ciências, o caráter de duplicidade psicológico-transcendental apresentado por todo conhecimento científico. Este se desdobra necessariamente num pensamento assertórico e num pensamento apodítico.