Qual é a ilusão de ótica?
O termo ilusão de ótica se refere a imagens que mostram muito mais do que apenas o que você está vendo, e algumas são feitas com o objetivo exclusivo de enganar seus olhos. Assim, muitas imagens chegam a perturbar os neurônios.
Como foi descoberta esta ilusão?
Esta ilusão foi descoberta em uma fotografia antiga de dois amantes enviada ao Laboratório Arquimedes, um grupo de consultoria na Itália que se especializa em enigmas perceptivos. Gianni Sarcone, o líder do grupo, viu a imagem fixada na parede e, sendo míope, achou que era apenas a imagem de um único rosto.
Como podemos perceber essa ilusão?
Essa ilusão é um magnífico exemplo de como podemos perceber um movimento ilusório a partir de uma imagem estacionária. As “cobras” no padrão parecem girar enquanto você move seus olhos ao redor da figura, mas elas estão paradas. Se você mantém seu olhar firme em uma das “serpentes”, o movimento irá diminuir a velocidade ou mesmo parar.
Qual é a ilusão da visão periférica?
Essa ilusão deriva, em parte, de um fenômeno chamado “desvanecimento perceptivo”, que acontece quando uma imagem imutável desaparece da visão. Quando você olha para o centro do padrão, as partes externas da grade desaparecem mais do que o seu centro devido à resolução comparativamente mais baixa de nossa visão periférica.