O que é a metemoglobinemia?
A metahemoglobinemia é uma causa rara de cianose na faixa pediátrica, caracterizada pela presença de uma concentração sérica de metahemoglobina superior a 2%(2). É uma síndrome de etiologias distintas, de prevalência indeterminada, e que reúne alterações congênitas variadas e reações a agentes químicos diversos.
Para que serve o exame de Metahemoglobina?
Utilizada para avaliar a exposição ocupacional aos seguintes agentes: Anilina, Mooca, 2-Nitropropano, Anisidina, Cicloexilamina, Cloratos, Dimetilanilina, Dinitrobenzenos, Dinitrotolueno, Nitroanilinas, Nitrobenzenos, Nitroclorobenzenos, Nitrotolueno, n-Metilanilina, Óxido Nítrico, Perclorifluoreto, Propilenoglicol- …
Qual é o efeito do CO sobre o transporte de O2 no sangue?
A ligação do CO2 estabiliza a desoxiemoglobina, resultando a um decréscimo de sua afinidade pelo O2. Nos pulmões, o CO2 dissocia-se da Hb e é liberado pela respiração. O CO liga-se fortemente, mas reversivelmente, ao ferro da Hb, formando carboxiemoglobina.
Qual a diferença entre meta hemoglobina e a hemoglobina?
Meta-hemoglobina é uma forma de proteína da hemoglobina, na qual o ferro no grupo hemo está no estado Fe3+ e não no Fe2+ da hemoglobina normal. A metemoglobina não pode ligar o oxigênio, ao contrário da oxi-hemoglobina. No sangue humano uma pequena quantidade de metemoglobina é normalmente produzida espontaneamente.
Como diagnosticar Metahemoglobinemia?
Para medir diretamente a metemoglobina, uma amostra de sangue deve ser enviada para análise por um co-oxímetro. Para diagnosticar a metemoglobinemia o médico pode ainda solicitar hemograma completo, exames para verificar enzimas, exame da cor do sangue , níveis sanguíneos de nitritos ou outras drogas, dentre outros.
O que significa a presença de hemoglobina na urina?
A presença de hemoglobina na urina, cientificamente chamada de hemoglobinúria, ocorre quando as hemácias, que são elementos do sangue, são destruídas e um de seus constituintes, a hemoglobina é eliminada pela urina, dando-lhe uma cor avermelhada e transparente.
Como é feito o transporte de O2 e CO2 no sangue?
O oxigênio que chega aos alvéolos pulmonares passa para os capilares sanguíneos por difusão simples, penetra nas hemácias e forma um complexo com a hemoglobina, chamado oxiemoglobina. Ao atingir os alvéolos, há uma troca: o dióxido de carbono é liberado e passa por difusão para o interior dos alvéolos, sendo expelido.
Como é feito o transporte de CO2 no sangue?
O dióxido de carbono pode ser transportado por três vias: dissolvido no plasma (cerca de 8% do total transportado), ligado à hemoglobina (11%) e, em maior quantidade, sob a forma de ião hidrogenocarbonato (HCO-3).
https://www.youtube.com/watch?v=R0loXpIAQHA