Quais os sintomas da síndrome do mosaico de Down?
Os sintomas da síndrome do mosaico de Down são manifestados por um atraso no desenvolvimento mental e físico. Os principais sintomas físicos da doença: Crescimento pequeno e lento. Fraqueza muscular, diminuição da função de força, fraqueza da cavidade abdominal (flacidez da barriga). Peito curto e grosso com rugas.
Qual o cromossomo da síndrome de Down?
Pessoas com síndrome de Down têm um cromosso 21 a mais. Às vezes, pode ocorrer a translocação cromossômica, isso é, o braço longo excedente do 21 liga-se a um outro cromossomo qualquer. Nesses casos, portanto, não existe um cromossomo a mais, pois o 21 em excesso se encontra ligado a outro cromossomo.
Como é possível ter um filho com síndrome de Down?
Depois, porque engravidando mais velha, a possibilidade de ter um filho com síndrome de Down aumenta. Por fim, porque durante a evolução da gravidez, é maior o risco de desenvolver hipertensão, diabetes ou de apresentar uma doença de base pré-existente, visto que muitas mulheres adultas só procuram o médico quando ficam grávidas.
Qual a epidemiologia da síndrome de Down?
De acordo com estatísticas médicas, a síndrome de Down ocorre em 1 criança para 700-1000 nascimentos. A epidemiologia da doença está associada a certos fatores: predisposição hereditária, maus hábitos dos pais e sua idade. O padrão de propagação da doença não está relacionado à identidade geográfica, sexual, nacional ou econômica da família.