Como realizar o autoexame de prostata?

Como realizar o autoexame de próstata?

Preste atenção aos seguintes passos para realizar o autoexame de próstata e comprovar se existe qualquer tipo de alteração. A revisão da próstata deve ser feita através de um toque retal, por isso é fundamental você ficar relaxado. Dessa forma, os músculos do esfíncter anal também relaxam e a tarefa será bem mais fácil e cômoda.

Quais são os exames que você pode fazer para determinar sua próstata?

Além disso, o TR representa apenas um de vários exames que o seu médico pode usar para determinar a saúde de sua próstata. Seu médico pode pedir um ultrassom trans retal para examinar quaisquer tecidos suspeitos dentro do reto. Uma biópsia também pode ser necessária para confirmar ou rejeitar a hipótese de câncer.

Qual a biópsia da próstata?

Caso o médico identifique alterações anormais durante o toque retal ou caso o valor de PSA esteja acima de 10,0 ng/ml, pode requisitar uma biópsia da próstata, para avaliar a possibilidade de o aumento estar a ser causado por câncer. Assista o vídeo seguinte e confira os exames que podem ser realizados para diagnosticar problemas na próstata:

Qual o nível de PSA da próstata?

O seu médico pode requerer um exame laboratorial para conferir os níveis de PSA (uma proteína específica encontrada na próstata), caso anormalidades surjam. A maioria dos médicos considera um nível de PSA igual a 4ng/ml ou inferior como sendo normal. Os níveis de PSA podem resultar em falsos positivos ou negativos.