Que tipo de fruto pode ser retirado do Buriti?
Além do fruto, também pode ser retirado do seu broto terminal um tipo de palmito que é comestível, mas ainda pouco conhecido na gastronomia. Normalmente, as folhas do buriti têm formato de leque e as suas frutas são parecidas com um coco com escamas de cor castanho-avermelhada, medindo aproximadamente 4 cm a 7 centímetros de comprimento.
Quais são as propriedades do Buriti?
O buriti é uma planta medicinal cujo fruto é rico em vitaminas, minerais e fibras, possuindo propriedades energéticas e antioxidantes e servindo para: Prevenir o envelhecimento precoce; Prevenir o desenvolvimento de doenças cardíacas, incluindo a aterosclerose; Diminuir o risco de câncer;
Quais são os frutos do Buriti?
Dos frutos do buriti – um coquinho amarronzado que, quando jovem, possui duras escamas que vão escurecendo conforme amadurecem – aproveita-se a polpa amarelo-ouro. Para extraí-la é preciso, antes, amolecer aquelas escamas por imersão em água morna ou abafamento em folhas ou em sacos plásticos.
Como é feita a germinação de Buriti?
A plantação de buriti é feita por sementes, que perdem o poder germinativo em algumas semanas. Entretanto, a germinação ocorre em 75 dias. As sementes devem ser retiradas dos frutos que caem da árvore ou recolhidas do chão. Dessa forma, os frutos podem ser utilizados para a semeadura sem a retirada da polpa.